4 ATITUDES QUE PODEM DESTRUIR SUA VIDA

 

Não sei quanto a você, mas sempre encontro pessoas no dia a dia que se sentem como se tivessem destruído suas vidas. É possível encontrar nelas algumas atitudes negativas que as levaram para esse caminho de fracasso e desânimo. Mas há duas boas notícias! Primeiro, porque estas atitudes são 100% evitáveis e estão ao alcance de qualquer um, para parar de cometê-las. E em segundo lugar, porque eu acredito no poder da graça de Deus que traz mudança de vida, de modo que não importa quão ruim nossa vida possa estar agora, Deus quer oferecer-nos o perdão, esperança e um novo começo! 

Abaixo estão alguns dos maiores "destruidores de vidas" que prejudicam as pessoas. Pare de cometê-las o mais rápido possível, para que você tenha uma vida com mais significado e menos arrependimentos.


1) NÃO ASSUMIR A RESPONSABILIDADE


A Bíblia descreve em detalhes a diferença entre a pessoa tola (sem inteligência) e uma pessoa sábia, e uma das principais diferenças é que uma pessoa sábia é rápida em assumir a responsabilidade por suas próprias ações, enquanto a tola é rápida em culpar os outros (ou até mesmo Deus) por todas as desgraças da vida. Por isso, sempre que errar, reconheça suas falhas e não se apóie em desculpas. Elas só os farão se afundar. 


"A falta de juízo é o que faz a pessoa cair na desgraça; no entanto ela põe a culpa em Deus, o Senhor." (Provérbios 19:3 NTLH)


2) DEIXAR A PREGUIÇA TOMAR CONTA


A perseverança e dedicação no trabalho sempre trazem recompensa, enquanto que a preguiça acaba com tudo, e consequentemente o aprisiona com a dívida financeira e a morte dos seus sonhos. A Bíblia alerta muitas vezes contra a preguiça:


"As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos." (Provérbios 12:24)


"A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta." (Provérbios 13:4)


"As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha." (Provérbios 10:4,5) 


Como Cristãos, sabemos que nossos esforços serão recompensados pelo Senhor se formos perseverantes e disciplinados: "E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé." (Gálatas 6:9,10) 

"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo." (Colossenses 3:23-24)


3) VIVER COM MEDO


Imagine como seria sua vida, se ao menos um dia, você pudesse viver completamente sem medo. É assim que Deus quer que você viva todos os dias! Não há espaço suficiente em seu coração para habitar o medo e a fé, por isso a cada dia, você precisa decidir com qual deles irá ficar! Cuidado com aquilo que você vê e ouve nos noticiários e fuja das pessoas pessimistas e descrentes, que só enxergam o lado ruim da situação e nunca vêem com os olhos da fé.


"Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". (Josué 1:9)


4) FICAR COMPARANDO-SE COM OS OUTROS


É fácil ficar desanimado, olhando para fotos dos outros no Facebook e Instagram. Você vê o ministério das pessoas prosperando, as viagens, amigos, e você se sente a pessoa mais insignificante do mundo. A comparação é algo terrível e te coloca em um beco sem saída, que irá roubar sua paz e alegria. Você pode aprender com os outros, mas você não precisa se comparar a ninguém. O plano de Deus para a sua vida é completamente único! Deus te fez do jeito que você é e você sempre se frustrará ao se comparar com os outros.


"Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém, pois cada um deverá levar a própria carga." (Gálatas 6:4,5)
 

Acabe com esses destruidores de vidas e abrace os planos que Deus tem para a sua vida:
 

"Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração." (Jeremias 29:11-13)



Fonte: 4 atitudes que podem destruir sua vida - Mensagens Evangelicas